REDAÇÃO PUBLICITÁRIA: UMA ESCRITA BEM FEITA – E SEM ERROS – CONQUISTA!
REDAÇÃO PUBLICITÁRIA: UMA ESCRITA BEM FEITA – E SEM ERROS – CONQUISTA!
A redação publicitária é uma das partes principais para divulgar uma marca e conquistar clientes. O texto precisa atrair instantaneamente em uma propaganda. Afinal, você precisa vender o seu peixe! A escrita deve ser criativa e ter uma chamada interessante, para gerar curiosidade ou trazer uma informação relevante para quem está lendo.
O conteúdo de um texto para campanhas publicitárias precisa ser inspirador, útil, empático e despertar confiança em quem procura um produto ou serviço.
Além disso, a escrita correta é um dos pontos que deve ser levado a sério. Podemos citar, por exemplo, quando você acha alguém muito bonito e interessante por fotos ou mesmo pessoalmente. Então, vocês começam a conversar e a pessoa escreve ou fala errado. O encanto acaba se perdendo, não é?!
É assim que também acontece em uma interação com uma marca. Ao se deparar com erros ortográficos em placas, cartazes, outdoors, sites, blogs ou redes sociais, sem dúvidas, o consumidor não terá uma primeira impressão positiva em relação à essa marca.
Para alguns, o erro pode ser um absurdo, outros podem achar engraçado. Mas, de fato, ele desvia a atenção da mensagem central que você quer transmitir.
O erro de português desvaloriza a mensagem e o profissional
A forma como uma empresa se comunica, interfere, sobretudo, na forma em que ela é vista pelo público. Os processos de venda de um produto ou serviço acontecem, primeiramente, através do diálogo. Por isso, na comunicação profissional é importante estar atento ao escrever para passar uma mensagem clara, correta e coerente. E, claro, para não tropeçar no português!
Não é incomum ver palavras escritas incorretamente, erros de pontuação ou acentuação em propagandas. Isso acontece, muitas vezes, pela:
- Falta de informação
- Pouco domínio sobre a escrita
- Desconhecimento de regras ortográficas (que são muitas e até um pouquinho complicadas)
- Falta de atenção ou falhas (errar é humano, não é?!)
Contudo, nos anúncios é preciso ter cuidado redobrado em relação aos textos. Do contrário, a empresa pode ser prejudicada na percepção pelo público e, inclusive, financeiramente. Seria bem ruim imprimir milhares de flyers, um outdoor com uma palavra errada ou um erro de concordância que pode até atrapalhar a interpretação do leitor.
A redação publicitária te ajuda!
O trabalho de redação publicitária envolve todo o processo criativo para campanhas e aplica a linguagem adequada para o público-alvo de uma marca. E claro, o profissional especializado está sempre atento à possíveis erros.
Certamente, um texto bem escrito consegue conceituar e divulgar uma marca com eficiência e envolver o conquistar o leitor!
Mas como melhorar seus textos e evitar erros?
Como dissemos, os erros de português podem comprometer sua imagem e credibilidade como profissional. Por isso, aqui vão algumas dicas para você escrever melhor:
- Leia muito e com frequência! Tenha o hábito de ler livros, jornais, revistas, blogs, as legendas dos posts…
- Tenha calma e atenção ao escrever!
- Revise com cuidado os seus textos!
- Consulte alguém, peça opiniões e dicas! Sempre tem um amigo, um tio, um colega de trabalho que pode dar uma ajuda!
Gostou do conteúdo? Siga essas dicas e sempre tenha bons profissionais trabalhando junto com você!
Faça seu projeto com a Flama!