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LOGOTIPO: O QUE ELE REPRESENTA PARA UMA EMPRESA?

LOGOTIPO: O QUE ELE REPRESENTA PARA UMA EMPRESA?

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O logotipo é a representação visual de uma empresa. É um elemento gráfico que permite o seu reconhecimento instantâneo pelas pessoas. Pode-se dizer que a partir dele se inicia a construção de toda a identidade visual de uma empresa, produto, serviço ou profissional representado por ele.

Além do mais, o logotipo deve conectar uma marca ao consumidor. Ele precisa ser desenvolvido profissionalmente e com atuação do marketing necessário dentro de cada segmento.

Atualmente, está cada vez mais evidente a importância de projetos de comunicação visual. Precisam ser construídos e levados em consideração fatores funcionais para o mercado em que uma marca irá atuar. Dessa forma, é possível a distinguir positivamente de seus concorrentes, além de se mostrar esteticamente interessante e harmônico, transmitindo credibilidade.

Isso, com certeza, se aplica a um logotipo projetado e baseado em técnicas e conhecimentos. Assim, ele transmite os valores e a essência fundamental que uma marca possui e acredita.

Mas o que é logotipo?

O logotipo, ou apenas logo, é a combinação de um símbolo ou ícone, com a tipografia, o texto. É um signo que representa, como símbolo, todo o conceito de uma empresa. No entanto, existem algumas diversificações, como:

  • ISOTIPO: Apresenta um símbolo representativo, não necessitando de texto.
  • LOGOTIPO: Chamamos de logotipo quando a marca é reconhecida pelo texto.
  • IMAGOTIPO: Combina texto e ícone, mas podem funcionar separadamente.
  • ISOLOGO: Texto e ícone são agrupados. Neste caso sua aplicação só funciona junto.

A criação de um logo demanda um estudo aprofundado de:

  • Simbologia e iconografia
  • Tipografia
  • Paletas e psicologia das cores
  • Grid, alinhamento e composição

O domínio sobre esses pontos dá ao logotipo maior destaque, o torna memorável, equilibrado, criativo e garante uma melhor estrutura para aplicação de marca.

É possível aplicá-lo de diferentes formas. A maioria deles possui variações na vertical, horizontal, somente com símbolo ou com a tipografia, versões de cores monocromáticas e negativas (preto e branco). Isto o torna responsivo para atender a diferentes mídias e superfícies de aplicação. Também é avaliado o tamanho mínimo para manter a legibilidade e leiturabilidade de cada um.

Essas aplicações poderão ser escolhidas e utilizadas conforme a composição do local de assinatura, sem perder sua identidade. Esta logo desenvolvida aqui, por exemplo, possui formas variadas:

Karla Powell

Sobretudo, as aplicações devem ser feitas de forma estratégica e funcional.

Penso, logo…

Outros pontos cruciais a serem levados em conta são: a análise do conceito da marca, produto ou instituição, o conhecimento de mercado, da persona e do segmento em que a empresa está inserida.

A partir daí, o designer consegue buscar referências, ideias e inspirações para criar algo alinhado ao que a marca demanda. Eventualmente, o logo nem sempre vai remeter diretamente ao segmento daquela marca. O que uma maçã tem a ver com tecnologia? Logotipo traz significado!

Vamos mostrar um exemplo de um logo produzida aqui na Flama:

Agil Madeireira

Nesse caso, o logotipo de uma hamburgueria não precisa necessariamente ter o desenho de hambúrguer, não acha? A ideia da marca pode fazer alusão ao que ela produz e realiza. Porém, muitas vezes pode-se adotar um conceito diferente para representá-la, saindo do óbvio e trazendo elementos que a valorizem como empresa em seu segmento através de outras características.

É vital ter uma boa base de referências e pensar diferente! Assim, é possível criar um logo que seja conceitual, personalizado, singular e simplificado. Outros dois tópicos chave: a simplicidade e a estilização.

Simplificar é abstrair o essencial

Você já deve ter visto a frase “A simplicidade é o último grau de sofisticação.”, de Leonardo da Vinci. Ele está correto, porque chegar até a forma mais simples requer muito trabalho, energia e criatividade. Reunir todas as informações e transformar em algo que traduza o que é essencial, definitivamente, não é tarefa fácil. Mas, é muito necessário.

Num logotipo, a simplificação, juntamente com a estilização (o que faz com que símbolos iguais assumam estilos diferentes), comunica de forma muito mais fácil, ágil e assertiva. Podemos perceber esse fato com grandes empresas, como Nike, Adidas, Google, McDonald’s ou Coca-Cola. O logo de todas elas possui forma e tipografia únicas, inovadoras e… simples.

Mesmo logotipos com elementos mais complexos são simplificados para que não se tornem confusos, como das marcas Stella Artois, Porsche ou Quaker. Mas, não existe receita certa para criar um logotipo. O ideal é entender e traduzir o conceito da empresa em um símbolo.

Nesse sentido, utilizar os ícones, cores e tipografia coerentes exaltam suas características e agregam muito para uma marca.

A construção de um logo precisa ser feita de forma estratégica e detalhada. Assim, é possível simplificar.

Aplicar a simplicidade é um desafio que faz a diferença. Seja num logotipo, nos negócios, na vida!

Logotipo ou logomarca?

Essa é uma discussão polêmica! A palavra logotipo vem do grego “logos”, que significa conceito, significado, e “typo”, que significa símbolo, forma, figura. Assim, o logotipo consiste num ícone que traduz um conceito, como já dissemos acima.

A palavra logomarca, também é formada pela união de duas palavras: logo + marca. Marca é de origem germânica “markas”, que também tem o mesmo significado de “logos”, que é conceito, significado. Assim, a palavra seria redundante, algo como “significado do significado”. Não faz muito sentido, não é?

Por isso, logomarca não é muito usual entre os profissionais área do design e publicidade. Então, a forma mais correta seria logotipo.

Logo faz a diferença!

Uma boa apresentação, através do logotipo, é fundamental, causa impacto e alavanca qualquer negócio! Sendo assim, investir na criação do logo é essencial e traz benefícios, visto que através dele uma empresa é constantemente lembrada.

Viu como é importante considerar a apresentação visual em qualquer empreendimento? Ela reflete de modo direto no seu sucesso!

O melhor caminho é escolher profissionais que realizam pesquisas, estudos e esboços para ter um bom resultado! E se perguntar: quais os objetivos da minha empresa? Qual impacto quero causar com minha marca? Qual a minha missão? Os propósitos? Os valores?

Responder essas perguntas e comunicá-las a um bom designer, obviamente, vai gerar o logotipo que sua marca precisa!

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