ENGAJAMENTO NO INSTAGRAM – 10 DICAS PARA MELHORAR SEU PERFIL
Engajamento. Todo mundo já ouviu falar nessa palavra, mas você sabe por que ele é tão importante para o seu desempenho nas redes sociais?
As redes sociais estão em alta. Seja para se divertir, divulgar, vender, conscientizar, informar… Todo mundo está conectado nas pra tudo, é um fato. Sabia que o Brasil é o 2º país no ranking dos que mais passam tempo nas redes sociais?
Com todo esse tempo conectado, para quem busca fortalecimento, mais resultado e destaque para sua marca, é preciso estar presente nas redes. Como diz aquela famosa frase, “quem não é visto, não é lembrado”.
Porém, mais do que ser visto é preciso aparecer da forma correta. Assim, é possível garantir o sucesso do seu perfil nas redes sociais e melhorar a influência e a confiança do público em sua marca.
Engajar as publicações no Instagram é um dos principais objetivos de marcas, para divulgar seu produto ou serviço, conseguir uma boa relação com seu público, ter melhor desempenho com as vendas e conquistar clientes.
Mas o que é engajamento?
De maneira geral, o engajamento é, basicamente, a interação do público com suas publicações.
Quando essa interação é alta, o algoritmo das redes sociais interpreta que os conteúdos abordados são relevantes e interessantes. Assim, impulsiona suas publicações e sua página para que mais pessoas sejam alcançadas e te vejam.
No Instagram, as formas de engajamento são:
• Salvar
• Compartilhar
• Comentários
• Curtidas
• Tempo de visualização em um post (o Instagram entende que a pessoa está observando ou lendo o post)
• Interações nos Stories (como responder a enquetes e enviar perguntas)
• Envio de mensagens no Direct
Analisar as métricas dessas interações é fundamental para o crescimento do seu perfil e melhorar o nível de interesse e envolvimento dos seguidores.
Portanto, se você procura isso para seu perfil pessoal ou profissional, acompanhe 10 dicas para melhorar o seu engajamento de maneira orgânica.
Como melhorar o engajamento no Instagram?
1. Invista na identidade visual
A identidade visual é a cara da sua marca. Um perfil bonito, atraente, organizado e que tenha postagens que façam sentido entre si, chama muito mais atenção.
Sendo assim, escolha uma paleta de cores que transmita a sua essência, utilize elementos harmônicos em todos os posts, seja fotos ou vídeos e siga um padrão.
Dessa forma, seu feed vai aparecer muito mais agradável, organizado e comunicar muito melhor com o seu público. Aliás, a primeira impressão é a que conta!
2. Publique boas fotos
Já falamos em outras matérias do blog sobre a importância da fotografia e da imagem para uma marca. O Instagram, é uma rede social que se pauta, principalmente, em conteúdo visual.
Sendo assim, é fundamental investir em fotos bonitas, chamativas, bem feitas e iluminadas, imagens mais “clean”, não muito poluídas e com textos curtos e utilizar imagens de pessoas.
Além disso, outra coisa que muito importante é o uso de fotos que sejam suas, do seu produto ou ambiente. Essa é uma forma de se comunicar de maneira verdadeira com seus seguidores e para que as pessoas conheçam o que você oferece.
Sem dúvidas, fotos profissionais, lindas e reais, causam uma impressão positiva e encantam!
3. Utilize todos os recursos do Instagram
Feed, Stories, IGTV e Reels, o app oferece várias opções para ter uma comunicação diversa e consistente. Cada um deles tem apresenta uma função diferente e, dessa maneira, cria a possibilidade de atingir diferentes públicos.
Com a variação entre eles você consegue conversar com os diversos perfis seguidores e, assim, impulsionar o crescimento do seu engajamento e melhorar o seu alcance. Então, não perca tempo e use todos eles!
4. Poste nos melhores horários
Você provavelmente já ouviu falar dos horários de pico do Instagram. No entanto, não se baseie tanto neles. O seu público é único e, às vezes, essas horas não podem funcionar para você.
O ideal é fazer postagens nos horários em que os seus seguidores estão online. Para saber isso, basta analisar o comportamento deles pela própria plataforma do Instagram nos “Insights” para conhecer os períodos ativos do seu público.
5. Tenha frequência
Postar todos os dias e ter constância e consistência em suas postagens é imprescindível para melhorar a taxa de engajamento. Quando você compartilha conteúdo com frequência, seus seguidores conseguem ter um contato maior e mais consistente com você. E, consequentemente, você aparece mais.
Portanto, não fique muito tempo sem postar, integre e varie entre os recursos do Instagram e se relacione com seu público.
6. Utilize hashtags relevantes
As hashtags são uma ótima ferramenta para aumentar o alcance de seu perfil. Elas são um hiperlink que levam para outros conteúdos no “Explorar” que também usam a mesma hashtag.
A dica é usar hashtags estratégicas. É preciso que elas façam sentido e sejam coerentes com o assunto abordado no post. Por exemplo, se seu post fala sobre alimentação saudável, escreva hashtags como: #alimentação, #comida, #saúde, #saudável.
Outra dica é criar hashtags próprias com o nome da sua marca, com o tema de um evento ou campanhas organizadas por você. Dessa forma, é possível aumentar a relevância de sua marca.
7. Produza conteúdos envolventes e interessantes
Antes de publicar algo, pense no que realmente chamaria a atenção e despertaria o interesse do seu público. Por isso, seja criativo e conheça as oportunidades de criar e diversificar os conteúdos relacionados à sua área.
Fale sobre o seu negócio, dê dicas, traga informações úteis, mostre os bastidores do dia a dia, compartilhe fotos dos seguidores e de outras páginas relacionadas ao seu trabalho, aproveite os assuntos que estão em alta, faça posts bem-humorados… Explore todas as possibilidades de se comunicar com seus seguidores!
8. Marque a localização
A geolocalização é uma ótima ferramenta para melhorar o engajamento de uma publicação. Marcar a localização de onde a foto foi tirada, seja no feed ou nos stories, permite que sua marca se divulgue na região, aumente sua visibilidade e atinja mais pessoas.
Você também pode criar a localização de sua empresa no Instagram. Isso também cria uma nova forma de contato dos seus seguidores com sua marca.
9. Conheça o seu público
Você conhece o comportamento de seus seguidores? Sabe do que gostam? Qual o horário que estão mais ativos? O que eles consomem nas redes sociais?
Conhecer o perfil dos seus seguidores é fundamental para aplicar uma estratégia de conteúdo que seja útil para seu público e, consequentemente, para você. Isso, com certeza, vai gerar maior interesse para seu público, atrair mais pessoas que se identificam com o seu perfil e, sem dúvidas, proporcionar um maior engajamento.
10. Interaja com os seus seguidores
Para que seu público interaja com você, é claro você também precisa interagir com ele.
Sendo assim, uma dica é empregar CTA (call to action – chamada para ação) relacionadas ao que seu público está interessado. Escrever legendas persuasivas, que encoraje o usuário a marcar alguém ou comentar e fazer enquetes, testes e perguntas nos Stories são algumas maneiras de criar um diálogo consistente com seus seguidores.
Além disso, lembre-se de curtir posts, responder comentários e mensagens no Direct. São ações simples e fáceis para melhorar a sua interação com seus seguidores!
Agora que você já conhece algumas estratégias para impulsionar o seu engajamento, comece já a aplicá-las no seu Instagram!