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PSICOLOGIA DAS CORES: O QUE ELAS DIZEM SOBRE SUA MARCA?

PSICOLOGIA DAS CORES: O QUE ELAS DIZEM SOBRE SUA MARCA?

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Qual impressão você gostaria de causar com sua marca? E com as cores que compõem o logotipo ou as peças publicitárias? Sabia que elas podem influenciar os seus clientes? Entenda um pouco sobre a Psicologia das Cores!

As cores têm uma grande influência emocional, sensorial e até em tomada de decisão. Cada uma apresenta singularidades nas impressões e sensações que causam em quem as observa. Por exemplo, um ambiente com uma parede cinza, sem dúvidas, irá causar um efeito visual totalmente diferente do que uma parede laranja.

Podemos perceber esse fato em vários momentos de nossa vida: quando associamos cores quentes, como vermelho e amarelo ao verão e cores frias, como azul e cinza ao inverno. Aqui no ocidente há também o uso da cor branca no réveillon significando recomeço e a representação do luto com o preto.

Isso tudo está relacionado com a psicologia das cores. Você sabe o que é e como é pode ser importante para a sua marca? Então, saiba mais com a gente.

O que é psicologia das cores?

A Psicologia das cores é um estudo que observa como o nosso cérebro identifica e interpreta as cores. Sobretudo, ela está atrelada à percepção que as cores nos provocam em um aspecto biológico, psicológico, emocional e cultural.

Essa psicologia foi se concretizando com o livro Teoria das Cores, do poeta alemão Johann Wolfgang von Goethe, publicado em 1810. Ele apresentava análises dos fenômenos das cores sobre nossas emoções. Recentemente, a socióloga alemã Eva Heller trouxe pesquisas sobre os padrões mentais que as cores provocam, com a publicação do livro A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão.

Porém, os estudos sobre as cores iniciaram há séculos atrás. Há registros de reflexões Aristóteles, passando pelas teorias científicas de Isaac Newton, até chegar na aplicação da psicologia das cores no neuromarketing, como é feita atualmente.

Por que pensar nas cores é importante para uma marca?

Muitos detalhes precisam ser levados em conta na gestão de imagem, seja de uma marca pessoal ou empresarial. Obviamente, do perfil nas redes sociais, aos materiais gráficos, as cores estão presentes e, muitas vezes, em evidência.

Nesse contexto, elas precisam transmitir o conceito e a essência de sua marca e do segmento que ela está inserida. Não duvide, apostar nas cores certas pode fazer a diferença!

Já se perguntou porque muitas empresas de alimentos optam por cores mais vibrantes, como vermelho e amarelo e profissionais de saúde ou clínicas usam cores claras, como verde e azul? De fato, não é por coincidência.

Alguns estudos psicológicos mostram que, por exemplo, o vermelho e o amarelo são cores estimulantes, dinâmicas e despertam a fome. Capazes até de aumentar os batimentos cardíacos. Por isso são usadas por marcas, como a Coca-Cola, McDonald’s e Burger King.

Significado das cores:

A cores têm poder de afetar o organismo de forma psicológica e biológica, influenciam o humor e as tradições culturais. Isso não seria diferente com as cores nas marcas. Assim, é importante entender os significados que, normalmente, são associados a elas e o que cada cor estimula.

Amarelo: alegria, otimismo, energia, entusiasmo, motivação.

Azul: confiança, equilíbrio, harmonia, tranquilidade, transparência, paz, ordem, lealdade.

Vermelho: vitalidade, excitação, energia, força, calor, paixão, amor.

Verde: saúde, frescor, equilíbrio, esperança, fertilidade, natureza, dinheiro, sucesso.

Laranja: motivação, criatividade, amizade, energia.

Roxo: imaginação, criatividade, nobreza, luxo,

Rosa: sensibilidade, charme, romance, compaixão, inocência, leveza, delicadeza.

Marrom: estabilidade, conforto, confiabilidade, simplicidade, terra.

Cinza: equilíbrio, profissionalismo, neutralidade, responsabilidade.

Preto: força, poder, sofisticação, luxo, mistério, seriedade, profundidade.

Branco: pureza, serenidade, bondade, tranquilidade, limpeza, paz, amplitude.  

Podemos perceber como são variadas e singulares as sensações que cada cor estimula em nosso cérebro, o que influencia até o comportamento humano e, por que não, nas vendas e no sucesso de um negócio? Portanto, conhecer a psicologia das cores é fundamental para a construção do branding.

Escolha as cores certas para o seu negócio

Como você pôde ver, as cores têm um grande papel representativo no posicionamento de uma marca. Ela precisa se comunicar de maneira certa de acordo com a área de atuação, com o público-alvo e com sua própria personalidade.

Seja nas cores de um logotipo, dos posts nas redes sociais, dos uniformes dos funcionários, de um anúncio de liquidação, das paredes de um estabelecimento comercial…

É preciso pensar na experiência do usuário no contato com sua marca e em qual impressão você quer transmitir. Cores harmônicas, que tenham um bom contraste e combinação podem ser certeiras! Mas como você pode fazer isso? Conheça um pouco mais sobre nosso trabalho e faça seu projeto com a gente!

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