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HUMANIZAÇÃO DE MARCA – O QUE É E COMO APLICAR?

HUMANIZAÇÃO DE MARCA – O QUE É E COMO APLICAR?

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A humanização de uma marca significa aproximá-la dos aspectos humanos, com expectativas, sentimentos, desejos e emoções. Parece ser algo simples. Porém, a comunicação online está cada vez mais presente no nosso dia a dia e, muitas vezes, possibilita um relacionamento frio e comercial.

Nesse contexto, prezar por uma relação mais humana e próxima, sem dúvidas, faz a diferença para o consumidor e para o reconhecimento de uma marca. Quando uma empresa é acessível, compreensiva, acolhedora e se adapta aos gostos de seu público, é lembrada pelo cliente não apenas pelo produto adquirido, mas por tudo que ela oferece.

Por isso, veja como focar na humanização para realizar um atendimento personalizado e criar conexões reais, mesmo no ambiente digital, pode ajudar a sua empresa.

Por que ter uma marca humanizada?

Ter relações com os consumidores apenas de compra e venda, atualmente, não é mais suficiente. A internet trouxe mais autonomia para o cliente pesquisar, mais opções e oportunidades para conhecer empresas com perfis adequados aos seus gostos pessoais.

Hoje, há questões relevantes na sociedade, como a responsabilidade social e ambiental, diversidade, sustentabilidade, valorização da economia local e inclusão. Certamente, os consumidores esperam que as empresas considerem essas questões em seus processos produtivos.

Então, com as mudanças que aconteceram e estão acontecendo nos hábitos de consumo, faz-se necessário implementar novos métodos para a comercialização dos produtos e serviços. É preciso ir além de oferecer uma boa qualidade e preço. 

É importante, sobretudo, construir um relacionamento próximo com este público cada vez mais ativo e consciente.

De fato, as pessoas preferem marcas que realmente se preocupam e atendam suas necessidades de maneira mais simpática, transparente e próxima. Desde já, é essencial adotar uma comunicação digital redimensionada para o humano e que vejam os clientes um a um.

Um atendimento personalizado, com certeza, fideliza e deixa o cliente mais satisfeito. Dessa forma, ele sente-se especial e único e, eventualmente, entende que a marca se preocupa em como atendê-lo da melhor forma. 

Como adotar a humanização para se comunicar?

A comunicação nas redes sociais, chats, e-mails ou sites se torna mais relevante para o consumidor quando é feita com pessoalidade. Nesse sentido, separamos algumas práticas de humanização que podem te ajudar a melhorar a comunicação com seu público.

Adote uma linguagem adequada e acessível

Como você se comunica com seu público-alvo? Quando uma marca utiliza a mesma linguagem que seu cliente, gera identificação imediata. Sendo assim, passar uma mensagem clara, coerente e adequada ao seu consumidor, é imprescindível.

Conheça seu público, suas expressões e a maneira de se comunicar e fale como eles! E, acima de tudo, comunique de forma educada, empática, não invasiva e transparente. 

Seja empático

Ouça, dialogue, tenha empatia e sensibilidade e coloque-se no lugar de seu cliente. Entenda suas dúvidas, desejos e problemas. Assim, você consegue oferecer soluções, criar novas possibilidades e alternativas para manter o seu consumidor satisfeito e compreendido!

Além disso, pratique empatia na sua comunicação e campanhas de marketing. Entenda que seus clientes são diversos e é importante acolher a todos.

Demonstre sua responsabilidade social

Empresas que têm responsabilidade social se preocupam com os impactos de suas ações para a sociedade e o meio ambiente. Podemos dizer, por exemplo, que são marcas que oferecem boas condições de trabalho e adotam práticas sustentáveis.

As pessoas, nos dias de hoje, não consomem só um produto ou serviço. Mas optam por marcas que apresentam e defendem bons ideais. Logo, é importante que sua marca demonstre ser responsável com seus colaboradores, consumidores e com a sociedade. 

Invista em histórias reais

Pessoas gostam de conhecer histórias e tendem a se relacionar e se identificam melhor com pessoas reais. Portanto, conte sua história, mostre a equipe de trabalho, os bastidores do dia a dia, os depoimentos de clientes. Isso gera aproximação, confiança, identificação e, com certeza, transmitem o lado humano de sua empresa.

humanização de marca

Humanize sua comunicação!

Essas são algumas ações chave para a humanização de uma marca. Elas ajudam de criar vínculos com as pessoas, tornar a experiência do consumidor mais verdadeira e fidelizar o seu cliente.

Por certo, são estratégias de marketing que trazem ótimos resultados e benefícios para a sua empresa, como o fortalecimento do branding e o aumento do engajamento e percepção no mercado. E, claro, fazem com que sua marca seja sempre lembrada e reconhecida pelas pessoas!

O que você acha de adotar alguns hábitos para humanizar a sua marca?

Confira nosso portfólio de marcas e inspire-se!

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